top of page
Search

O que revisar nos investimentos pelo menos uma vez por ano?

  • Writer: Ímpar Inteligência em Investimento
    Ímpar Inteligência em Investimento
  • 4 hours ago
  • 2 min read

Quando pensamos em uma “carteira de investimentos”, entendemos a palavra “carteira” como o conjunto de aplicações financeiras que, juntas, formam um portifólio diversificado com várias aplicações diferentes. Essas aplicações precisam fazer sentido para os investidores, levando em consideração o “perfil” e o momento de vida de cada pessoa.


Na hora de fazer uma revisão periódica, antes de olhar os números, precisamos pensar se os objetivos continuam os mesmos ou se surgiram novos planos para o futuro. Se algum objetivo foi alterado, a carteira também precisa mudar, adaptando-se à nova realidade.


Outro ponto importante é revisar os prazos das aplicações: o dinheiro de curto prazo deve estar em aplicações conservadoras com resgate rápido, e o valor deve girar entre 6 e 9 vezes os seus custos mensais. Nas aplicações de médio e longo prazo é possível que haja aplicações mais arrojadas, caso o(a) investidor(a) tenha uma tolerância maior ao risco.


Lembre-se sempre: se você não está conseguindo dormir tranquilo(a) por conta das aplicações arrojadas, provavelmente o risco na sua carteira está alto demais para o seu perfil. 


Em seguida, podemos observar se a distribuição dos investimentos arrojados e conservadores está seguindo a proporção inicialmente planejada. Caso o equilíbrio inicial tenha sido desfeito, faremos uma realocação para retomar as proporções inicialmente pensadas.


Outro ponto importante é analisar a rentabilidade da carteira (com ressalvas). É preciso comparar cada investimento com sua referência de mercado (benchmark). Por exemplo, se a aplicação for um Fundo de ações brasileiras, o correto é comparar a rentabilidade com o IBOV, que é o índice de referência mais usado no mercado de ações aqui do Brasil. Mas se a aplicação for um Fundo de Renda Fixa atrelado ao CDI, o índice de referência será o próprio CDI. Dessa forma, vamos comparar “banana com banana” e “maçã com maçã”. O(a) investidor(a) de longo prazo deveria olhar janelas mais longas de rentabilidade e não focar em um mês específico. Em alguns casos, se faz necessária uma realocação, “saindo” de um investimento e “entrando” em outro, mas o critério para tomar essa decisão não é “apenas a rentabilidade no último ano”.


Fazendo esse checklist uma vez por ano seus investimentos serão um aliado para garantir o seu padrão de vida no futuro.


Bons investimentos.


 
 
 

Comments


whatsapp-logo.png
ímpar nova logo.png

© 2025 por Impar Inteligência em Investimento

Rua Joaquim Antunes, 470  Pinheiros 05415-001 São Paulo, SP  Brasil

Saiba como chegar

whatsapp-logo.png
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube

A Ímpar Inteligência em Investimento Agente Autônomo de Investimentos S/S LTDA, inscrita sob o CNPJ: 05.866.073/0001-84 é uma empresa de Assessoria de Investimento devidamente registrada na Comissão de Valores Mobiliários na forma da Resolução CVM 178/23 (“Sociedade”), que mantém contrato de distribuição de produtos financeiros com a XP Investimentos Corretora de Câmbio, Títulos e Valores Mobiliários S.A. (“XP”) e pode, por conta e ordem dos seus clientes, operar no mercado de capitais segundo a legislação vigente. Na forma da legislação da CVM, o Assessor de Investimento não pode administrar ou gerir o patrimônio de investidores. O investimento em ações é um investimento de risco e rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Na realização de operações com derivativos existe a possibilidade de perdas superiores aos valores investidos, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais A Sociedade poderá exercer atividades complementares relacionadas aos mercados financeiro, securitário, de previdência e capitalização, desde que não conflitem com a atividade de assessoria de investimentos, podendo ser realizada por meio da pessoa jurídica acima descrita ou por meio de pessoa jurídica terceira. Todas as atividades são prestadas mantendo a devida segregação e em cumprimento ao quanto previsto nas regras da CVM ou de outros órgãos reguladores e autorreguladores. Para informações e dúvidas sobre produtos, contate seu assessor de investimentos. Para reclamações, contate a Ouvidoria da XP pelo telefone 0800 722 3730.”

bottom of page